irrigação

Saiba como a irrigação do seu paisagismo pode ajudar na economia

A preocupação com o uso racional da água tem crescido nos últimos anos demandando a criação de ações cada vez eficientes em busca de economia.

Em uma residência ou condomínio com áreas ajardinadas, uma das soluções mais assertivas é a irrigação de baixo volume, um sistema automatizado que permite irrigação na medida (gota a gota) através de gotejamento subterrâneo que, por si só, proporciona redução de 10 a 15% no consumo de água.

Este sistema integrado ao sensor que calcula o nível de precipitação da chuva agrega mais 15 a 20% de redução do gasto. A essas duas tecnologias é possível integrar mais outro sensor que permite monitorar o percentual de umidade do solo indicando a necessidade de irrigação ou não. Com a instalação destes sistemas de forma integrada é possível atingir cerca de 70% de redução no consumo de água se comparado a um sistema convencional.

“Com a automação é possível aprimorar e controlar todo o sistema de irrigação conforme a necessidade, e fazer a adequação a questões climáticas.  A essas duas tecnologias é possível integrar outro sensor, que permite o monitorar o percentual de umidade do solo indicando a necessidade de irrigação ou não. Com a instalação destes sistemas de forma integrada é possível atingir cerca de 70% de redução no consumo de água se comparado a um sistema convencional”, complementa Marcelo Zlochevsky, gerente nacional da Rain Bird, líder mundial na fabricação de produtos de irrigação em todos os segmentos, seja na agricultura, paisagismos, campos esportivos.

Outra solução de grande sucesso da empresa é o tubo gotejador. Este tubo contém uma placa de cobre interna que em contato com o solo cria uma camada isolante a sua volta e impede o entupimento, o que possibilita o uso desse tipo de equipamento enterrado, propiciando além de um aspecto mais agradável ao local onde é instalado, porque não fica à vista, podendo reduzir mais ainda o gasto de água, tanto pela transpiração do solo e como pela evaporação.

 “Nós temos que entender que a água é um recurso restrito, finito e limitado, não existe água nova, não dá para produzi-la. Por isso, mudamos o nosso foco dizendo que não dá mais só para fazer o uso inteligente da água, também é preciso preservar o verde em volta dela. Talvez seja por conta dessa exclusão do verde que estamos passando por crises hídricas nos últimos anos”, finaliza Marcelo.  

A Rain Bird disponibiliza uma série de soluções para irrigação, e algumas delas em Kits “Faça você mesmo”. Confira no vídeo abaixo, como instalar sistemas de irrigação no seu paisagismo.

fonte: site Rain Bird Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *