financiamento

Onde obter linhas de financiamento para a construção sustentável

Um dos principais gargalos para a popularização das construções sustentáveis está ligada às formas de financiamento que este mercado requer, devido aos investimentos que devem ser feitos, sejam em novas instalações, sejam em retrofits sustentáveis.

Alguns governos municipais e estaduais, tem se dedicado a promover incentivos em legislações específicas, em especial nos chamados IPTU verdes, presentes em alguns municípios brasileiros.

Mas além destes incentivos, é fundamental que os bancos, públicos ou privados, disponibilizem linhas de crédito que facilitem o acesso a estas soluções. Listamos aqui algumas das ferramentas de crédito disponíveis no mercado.

Banco do Brasil financia compra de bens sustentáveis

O Banco do Brasil tem linhas de financiamento para bens e serviços sustentáveis para construção.  

Isso inclui a instalação de equipamentos para eficiência energética, como materiais de iluminação, motores, climatização, placas solares e energia eólica.  

Também faz empréstimos para aquisição de hidrômetros, reguladores e outros equipamentos com vistas à eficiência hídrica. Isso inclui a captação, reuso e tratamento de água.

Financiamentos para a energia solar no Banco do Nordeste

A energia solar fotovoltaica vem recebendo bastante atenção, nos últimos anos, com a oferta de novas possibilidades de implantação destes sistemas em casas, edifícios e empresas.

É o caso do Banco do Nordeste (BNB), que possui uma linha de financiamento voltada para sistemas de energia fotovoltaica e também eólica. O FNE Sol é voltado a todos os portes de empresas industriais, agroindustriais, comerciais e de serviços, produtores e empresas rurais, cooperativas e associações.

Até 100% do sistema fotovoltaico pode ser financiado, com juros entre 6,5% e 11% ao ano, de acordo com o porte de cliente. O prazo do financiamento é de até 12 anos, com carência entre seis meses e um ano. Podem ser financiados sistemas fotovoltaicos completos, inclusive a instalação.

O crédito alcança os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Norte de Minas Gerais, Norte do Espírito Santo.

Financiamento pelo Construcard da Caixa

Os equipamentos de energia solar fotovoltaica podem ser financiados também pelo Construcard da Caixa Econômica Federal.  

Ele possibilita a aquisição dos equipamentos para serem quitados em até 240 meses com taxas de juros de mercado.

Banco Santander também tem linhas especiais

Uma das principais instituições financeiras ligadas ao movimento sustentável, o Banco Santander conta com produtos especializados em financiamento para equipamentos e soluções sustentáveis:

O CDC Sustentável – que pode financiar, para pessoas físicas e jurídicas:

– Eficiência energética – Sistema para geração de energia solar fotovoltaica, minigerador de energia solar fotovoltaica, bombas d’água movidas a energia solar, aquecimento solar da água, trocas de lâmpadas convencionais por LED, automação industrial e equipamentos para aproveitamento da luz natural e climatização;

– Uso racional da água – sistema para captação de água da chuva, filtros para reúso de água, kits para irrigação por gotejamento, vasos sanitários de fluxo duplo ou a vácuo, equipamentos para controle de vazão (como aeradores de torneiras), estação de tratamento de água e esgoto (ETA e ETE) e cisternas; e

– Tratamento de resíduos – estação de tratamento de efluentes, máquinas e equipamentos para separar e reciclar resíduos, biodigestores, fossa séptica, desidratadora de resíduos orgânicos e composteiras.

O CDC Socioambiental Solar – destinado a financiar sistemas para geração de energia solar fotovoltaica, composto por painel/módulo solar fotovoltaico, inversor, cabeamentos, conexões e suportes, e também a instalação.

O CDC Sustentável Solar – Crédito para a compra de sistemas para a geração de energia solar de sua empresa

E o CDC Agro socioambiental – Financia máquinas e equipamentos para tornar propriedades rurais e sua produção mais sustentáveis.

Todas as linhas financiam até 100% do valor do bem e parcelamentos entre 48 até 60 meses, disponível a correntistas do banco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *