Poeira e produtos químicos em materiais de construção podem desencadear problemas respiratórios permanentes, como asma; aqui estão algumas maneiras de proteger seu ar e sua saúde enquanto o trabalho está em andamento.
A construção é um negócio sujo, e morar em uma casa em reforma pode agravar a asma e outras doenças respiratórias, também pode levar a problemas em desenvolvimento dos quais as pessoas não sofriam antes.
O ar cheio de poeira e produtos químicos pode causar irritações respiratórias, mesmo entre adultos que não sofrem de tais problemas de saúde, ainda pior e potencialmente muito graves para aqueles que já sofrem.
Aqueles com maior risco são crianças, com pulmões jovens que ainda estão se desenvolvendo. As taxas de asma entre crianças vêm subindo a um ritmo alarmante, e suspeita-se que a qualidade do ar em casa seja uma das principais causas.
As reformas fazem parte da vida que às vezes é muito necessária, às vezes apenas muito desejada. Em ambos os casos, existem etapas simples que você pode seguir para manter o ar o mais limpo possível enquanto o trabalho está sendo feito. Aqui está uma pequena lista de dicas que podem ajudá-lo a sobreviver à sua reforma com menos desconforto e riscos à saúde.
Alguns dos contaminantes transportados pelo ar aos quais você será submetido durante as reformas:
- Pó de madeira proveniente do corte;
- Poeira do corte de drywall e lixagem de compostos de drywall;
- COV (compostos orgânicos voláteis) em tintas e primers;
- Formaldeído e outros produtos químicos presentes nos materiais de construção;
- COV de adesivos e acabamentos de superfície;
- Fibras transportadas por via aérea de esteiras de isolamento;
- Gases sem isolamento de espuma.
Como se preparar para reformas de casas
Mover móveis: tire da mobília o máximo possível de móveis, certamente móveis e tapetes revestidos de tecido.
Encontre arranjos de moradia alternativos: isso nem sempre é possível, mas se você puder ficar longe pelo menos nas piores partes do trabalho, isso pode ajudar.
Selar as áreas de trabalho: use folhas de plástico para separar as áreas de trabalho das áreas onde você estará morando durante a construção.
Realize reformas nos meses mais quentes: nem sempre é possível, é claro, devido a sua própria programação, disponibilidade de fundos e muitas vezes a disponibilidade de empreiteiros, mas as reformas de verão permitem uma troca muito mais completa do ar interior, mantendo as janelas abertas.
Respiradouros de ar da vedação: pelo menos durante o tempo em que o trabalho estiver sendo realizado, a cobertura dos respiradouros (a menos que estejam operacionais) reduzirá o acúmulo de poeira que se espalhará pela casa muito tempo após a conclusão da construção.
Seleção de material: trata-se menos do que você respirará à medida que o trabalho estiver em andamento e mais do que você respirará nos próximos anos – por um prêmio muito pequeno, você pode obter madeira compensada e outros materiais de armário que tenham menos ou mesmo nenhum COV e formaldeído. Alguns materiais de construção emitem gás por muitos anos após a conclusão da construção.
O uso de materiais de madeira maciça em vez de compósitos como MDF (painel de fibras de média densidade) para acabamento de acabamento significará menos poeira durante a construção e eliminará futuras descargas de gases. Leia mais aqui sobre como escolher materiais de construção não tóxicos para proteger a qualidade do ar.
Compre pisos de madeira pré-acabados: a fumaça do verniz aplicado em um piso recém-lixado será muito mais perceptível e durará mais do que a madeira pré-acabada de um fabricante. Como alternativa, recomendamos o uso de um óleo de piso natural.
Protegendo a qualidade do ar durante reformas
Cortando do lado de fora: Dependendo do tipo de trabalho que você está realizando, seu construtor pode ser reticente em fazer constantes viagens de entrada e saída, mas você e o construtor respiram mais facilmente em ambientes fechados se o corte for feito ao ar livre.
Despressurize a zona de trabalho: sempre há movimento do ar através de uma casa, mas se você mantiver um pequeno ventilador soprando pela janela durante as etapas mais sujas, isso pode impedir que a poeira se espalhe pela sua casa. O ar será retirado do resto da sua casa para a área de trabalho e não o contrário.
Use compostos de drywall com baixo teor de poeira: essa é uma escolha de material, como mencionado acima, mas que provavelmente não será feita até que o projeto esteja próximo da conclusão. Algumas marcas de composto de drywall são projetadas de maneira que o pó se acumule e caia no chão. Haverá menos partículas no ar imediatamente, mas também menos para limpar, pois não se espalhará pela casa.
Torne as coisas melhores, e não piores, com a aspiração: muitos detritos de construção, principalmente a poeira do drywall, atravessam a maioria dos aspiradores de lojas, mas há duas coisas a considerar aqui. Primeiro, você pode tentar usar um aspirador para expelir o escape de vácuo do lado de fora (até mesmo mantê-lo apontando para fora de uma janela) ou, alternativamente, você pode procurar por filtros de vácuo HEPA (retenção de partículas de alta eficiência), que esgotarão muito menos poeira de volta ao ar.
Use uma máscara: obtenha uma máscara de boa qualidade e use-a sempre que estiver na zona de construção. Não recomendamos a compra de 10 pacotes dos mais baratos que você pode encontrar; eles farão um ótimo trabalho em embaçar seus óculos, mas pouco mais. Idealmente, use um respirador adequado (com os filtros de cartucho adequados) para o trabalho. Ou pelo menos obtenha o melhor das máscaras ‘descartáveis’. Encontre algumas que selem muito bem o seu rosto, e as melhores terão uma pequena válvula de escape.
Pintura: A maioria das tintas contém COVs (compostos orgânicos voláteis) que são prejudiciais à respiração, então procure aqueles que não contêm COV. Comprar tinta com ‘baixo teor de COV’ é um pouco como comprar cigarros ‘leves’, enquanto zero COV é mais como para de fumar. Não é muito mais cara uma tinta zero COV, e observe também os corantes: algumas marcas anunciam que têm zero COV em suas tintas, mas não mencionam que estão presentes nos corantes.
E, quando o trabalho estiver concluído, faça uma inspeção nos seus dutos para ver se eles devem ser limpos, para que você não continue a soprar partículas pela casa muito tempo após o término do trabalho e não se esqueça de inspecionar e trocar os filtros.
Fonte: Ecohome.net