cisterna

Para economizar na conta de água? Cisterna.

Adquirir uma cisterna para captação de água da chuva ou para água de reuso é uma forma de economizar na conta de água e reduzir sua pegada hídrica. As cisternas podem representar uma economia de até 50% nos gastos com água potável.

Nestes dias cada vez mais incertos, do ponto de vista climático e econômico, reutilizar água pluvial em casa já se configura um ato ambientalmente amigável, pois permite aproveitar a água da chuva em várias situações, ao invés de utilizar o precioso recurso hídrico potável. Mas você também pode aproveitar a cisterna para armazenar e reutilizar a água usada na máquina de lavar, do ar-condicionado, da piscina, do chuveiro, entre outras.

Aqui você vai entender um pouco mais quais os principais tipos de cisternas, como escolher a mais adequada e como instalar em sua residência, empresa ou comércio.

Projeto de cisterna

Um projeto de cisterna pode ser a solução para quem busca armazenar água para diversos usos como lavagem de pátios, calçadas, pisos, carros, garagens, descarga sanitária, regra de plantas, entre outros.

Para um projeto adequado, é preciso saber qual volume que será captado, o melhor local de instalação e onde a água será captada. O telhado é o local mais fácil para instalar a captação em um projeto de cisterna – pode ser o próprio telhado da casa, escola, empresa ou prédio; ou o telhado do salão de festas, da churrasqueira, etc. Instalando a cisterna em um local mais elevado, utiliza-se a própria gravidade para o abastecimento da água.

Como calcular o tamanho da cisterna?

Para conseguir saber o tamanho das cisternas que você deverá utilizar, basta pegar o tamanho do telhado (em metros quadrados) e multiplicar pela altura do índice pluviométrico da região (em metros), ou seja, a quantidade de chuva que cai em sua cidade. Assim, o resultado será o volume em litros que a cisterna deverá armazenar quando chove na sua região.

Tipos de cisterna e sua finalidade

Há diferentes tipos e capacidades de cisterna, que servem tanto para casas quanto escolas, condomínios e empresas, de acordo com a sua necessidade.

Existem modelos de cisternas em vários tamanhos, de 80 litros, mil litros, 16 mil litros, entre outros. Existem as cisternas de plástico, que podem ser montadas de forma acopladas em módulos e contam com grande capacidade de armazenamento e podem ser facilmente colocados em terraços, corredores, garagens e áreas externas. E existem as cisternas feitas em alvenaria, enterradas, para quem tem grandes áreas de terreno ou para áreas rurais.

As minicisternas são uma opção muito eficaz e de fácil instalação, que podem ser utilizadas em praticamente qualquer lugar, seja em casas, apartamentos e condomínios. Elas garantem a segurança e o conforto de uma cisterna maior, sem ocupar muito espaço, e são menos onerosas, além de não exigirem reformas.

Você também pode armazenar a água da sua máquina de lavar roupas

Já que economizar é o seu mote, nada mais natural do que reaproveitar a água da máquina de lavar roupas também. Segundo o Instituto Akatu, só o sistema de reuso de água da máquina de lavar é capaz de trazer uma economia de 5% no consumo de água em casa.

As cisternas para este tipo de armazenamento, diferentemente dos modelos de captação de água da chuva, não contêm filtro acoplado em seu sistema, que filtra a primeira água da chuva, que em geral vem com sujeira da calha. Por este motivo, estes modelos são exclusivos para reaproveitar a água da máquina de lavar e também do chuveiro.

E existem modelos de cisterna modular pensados especificamente para essa função. São modelos práticos e bonitos que podem ser instalados na sua lavanderia, ao lado da máquina, no jardim de sua casa, e existem ainda as opções de minicisternas para apartamentos e casas menores.

Um exemplo é a cisterna modular de 150 litros, ideal para reaproveitar água da máquina de lavar para limpar o chão, o quintal e outros locais em que a água utilizada não precisa ser totalmente limpa. Por ser modular, ela permite que mais módulos sejam acoplados para aumentar a capacidade de armazenamento – os módulos são empilháveis, de modo que a adição de novos módulos não precisa tomar mais espaço.

Vale a pena ir mais a fundo

Se a sua procura é por algo maior, seja qual for a sua necessidade, o tamanho do seu telhado, ou a sua vontade de economizar, procure uma empresa especializada que vai poder ajudar em todas as suas dúvidas mais específicas, adequando suas plantas hidráulicas e a melhor forma de integrar o sistema de captação e reuso ao seu sistema hidráulico, sem impactá-lo.

Relacionadas

1 comentário em “Para economizar na conta de água? Cisterna.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário em “Para economizar na conta de água? Cisterna.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *